sexta-feira, 19 de junho de 2009

Olê larinda, vídeo que mostra a vida de mulheres guerreiras da zona da mata

Depois de quatro anos na faculdade, chega a tão esperada hora da conclusão do curso. Mas, para isso, é necessário desenvolver um projeto que expresse os aprendizados e éticas enquanto profissionais da comunicação social. Nesse momento, a vida de estudante se transforma num verdadeiro corre-corre.

Dessa forma, quatro estudantes do curso de jornalismoproduziram um vídeo documentário contando histórias de vidadas mulheres raspadeiras de mandioca. A defesa que foiapresentada no dia 11 de junho mostrou de perto a força e aforma com que essas mulheres ganham a vida. O vídeodocumentário contou com a participação de integrantes de movimentos sociais e responsáveis dos setores públicos.

O vídeo denominado “Olê larinda, o canto das raspadeiras de mandioca” tem 20 minutos de duração e emocionou a todos recebendo a aprovação da banca examinadora com nota máxima.

Matéria Publicada pela assessoria de comunicação do SERTA (www.serta.org.br)

____________________________________________________________________
Meu comentário:

Tive a oportunidade de acompanhar o esforço e empenho de Everaldo Costa, um dos responsáveis, amigo e companheiro de luta social. O trabalho do vídeo Olê Larinda, ultrapassa o papel acadêmico e profissional, pois relata o dia-dia das raspadeiras, mulheres guerreiras que merece todo o nosso respeito. O vídeo também relata uma situação de escravidão e condição sub-humana na relação de trabalho com as mulheres que trabalham nas casas de Farinha. Em Julho iremos realizar um Forúm com mais 9 instituições em Feira Nova para 700 pessoas, iremos apresentar esse vídeo e fazer um apelo as autoridades para que tomem providências junto aos donos da casa de farinha, na perpectiva de humanizar o trabalho das mulheres.

Quem quiser uma cópia é só mandar um e-mail para mim, acho que Everaldo vai disponibilizar. Acredito que sim. Vou conversar com ele para disponibilizar na Internet.

Parabéns Everaldo Costa

Um abraço a todas e todos.

3 comentários:

  1. Olá, Me chamo Carlos Nigro e atualmente estou trabalhando na Rec Produtores Associados de recife. Estou na produção de um documentario para a ONG SOS CORPO, onde levantamos diferentes situações de exploraçaõ da mulher. Nesse documentário precisamos de imagens que documentem a rotina dessas mulheres, e vejo no Curta do seu amigo uma boa porta para conseguir tais imagens. Se for possivel você me passar os contatos do Everaldo, fico muito grato. Deixo aqui os meus, para caso ele queira retornar diretamente. Celular: 81-87842500 e e-mail: csnigro.add@gmail.com
    Fico então no aguardo de notícias.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente emocionante o vídeo Olê Larinda. Everaldo está de parabéns, tive a oportunidade de vê-lo apresentar e receber nota máxima da banca examinadora. Mostrando a realidade de mulheres guereiras que lutam por uma vida melhor cumpre seu papel de jornalista. Esperamos agora que as autoridades olhem para essas mulheres tão sofridas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paulo Roberto!
    Estou querendo fazer contato com os autores que apresentaram o trabalho "A educomunicação na produção de conteúdos audiovisuais na formação de jovens Everaldo Costa Santana e
    Cleyton Douglas de Apolônio Vital
    que apresentaram no Seminário de Hipertexto.
    Estou fazendo mestrado na USP - ECA - e estou pontuando experiências de ONG que utilizam o conceito de educomunicação. Você poderia me passar os contatos, pois gostaria de saber quando aconteceu a pesquisa descrita no trabalho.

    Atenciosamente,
    Antonia Alves
    http://antoniaalves.blogspot.com
    antoniaalvesjor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir