quinta-feira, 18 de junho de 2009

Realizamos um sonho, o GIRAL

Criado por um grupo de jovens, a Organização não governamental (ONG) Giral - Informática, Comunicação e Ação Local atua em Pombos, Glória do Goitá, Feira Nova e Lagoa de Itaenga, municípios da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. O nome vem da palavra "jirau" que, nas casas do Interior, dá suporte aos utensílios domésticos. O nosso Giral também dá apoio às ações comunitárias, visando o desenvolvimento local sustentável na região da Bacia do Goitá.
A história começou em junho de 2001 com uma equipe composta por jovens formados pelo Projeto Aliança com o Adolescente de quatro municípios da Microrregião da Bacia do Rio Goitá (Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa do Itaenga e Pombos) Pernambuco, realizando uma campanha para arrecadação de computadores usados para levar inclusão digital para a região, e o trabalho continuou. Como resultado dessa campanha arrecadou-se 40 computadores usados da Construtora Odebrecht e 10 da Câmara Americana de Comércio, que foram consertados pelos jovens para formar a primeira Escola de Informática e Cidadania na região, com o apoio do Comitê para Democratização da Informática do estado do Rio de Janeiro e parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social de Pernambuco – SEPLANDES.
Depois de consertados os computadores serviram para formar quatro escolas de informática, que juntas já formaram mais de 3 mil jovens. E atualmente, em parceria com o SERTA, o GIRAL desenvolve projetos de formação de jovens nas tecnologias de informação e comunicação.
O grupo começou a trabalhar com inclusão digital informalmente em 2000, mas só em 2007 foi institucionalizado enquanto Ong. Nesse período, formou 50 jovens como Agentes Cultura em produção audiovisual, e informática em software livre. Eles mapearam os diversos grupos culturais e artistas da região. A pesquisa serviu como produção de vídeos documentários que foram exibidos nas ruas, praças e escolas do município, e participaram de vários concursos de vídeo e cinema no Brasil. Entre eles, ficou em II lugar no II lugar no Concurso de Vídeos da Aliança Empresarial pelo Nordeste, no Recife.
Experiente na produção audiovisual, o grupo executa o projeto Ponto de Cultura, do Serta. Com ele, estão produzindo o Programa Cultura no Ponto. Um programa de televisão que divulga as ações dos Pontos de Cultura de Pernambuco. O primeiro programa dos pontos de cultura de Pernambuco, o Cultura Daqui, estreiou em dezembro de 2007. O Giral, como ponto de cultura do Serta, participou das quatro edições do programa, colaborando na produção, redação, reportagem, apresentação e edição de imagens.
Na formação dos Agentes de Desenvolvimento da Comunicação (ADC) os meninos e meninas passam por oficinas de rádio, vídeo e impresso, além de aulas de desenvolvimento pessoal e social e de comunicação e cidadania.
Atualmente, movidos por um sonho e vontades incomuns, buscam fortalecer as comunidades locais, através do acesso a comunicação e inclusão digital na Bacia do Goitá, para a formação de jovens como Agentes de desenvolvimento da Comunicação, assegurando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como meio de apoio a jovens, coletivos juvenis, escolas, movimentos e organizações sociais, incentivando o desenvolvimento para a construção de uma vida mais justa e igualitária.

Um comentário:

  1. Paulinho e demais membros do GIRAL, parabéns pelo Blog e pelas noticias, são estimulantes...é isso ai o caminho se faz caminhando, então vamos lá, a estrela de vcs estão brilhando e todos nós amigos e amigas queremos receber a luz deste brilho!!!!

    Cristina Albuquerque

    ResponderExcluir